Últimas
recent

Você sabia? Quem inventou o canhão foi um monge!!

Uma das descobertas mais notáveis da Idade Média – a pólvora – chegou da China à Europa através de atalhos. Havia mais de dois mil anos que ali se descobrira a pólvora, onde já se viam os primeiros foguetes (chamados de setas de fogo). 
Logo se seguiram os primeiros usos bélicos, inicialmente com o intuito apenas de inspirar medo. No fim do século XIII surgiram as primeiras armas de fogo simples, encontradas por navegadores holandeses e distribuídas na Europa.


O monge Berthold Shwarz, de Friburgo, fez tantas experiências com a pólvora, que ao final tinha canhões diante de si. A produção de pólvora e canhões era lucrativa, porém ilegal. O monge é acusado pela Inquisição e julgado pelo seu crime.

Outro monge, Roger Bacon, também fez experiências na Inglaterra. Olha só o que ele registra:

“Deixa que o peso total seja trinta, mas de salitre tomem-se sete partes, cinco de carvão de lenha novo, e cinco de enxofre e chamarás o trovão e a destruição quando conheceres a arte.”


Claramente o canhão modificou os métodos de condução das guerras. Uma das principais consequências é o declínio dos cavaleiros – afinal, já não eram mais tão necessários.
Camila

Camila

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.