Últimas
recent

Desmistificando - Os Vikings não eram selvagens que atacavam os cristãos indefesos!

Chamamos de Vikings, os homens do litoral da Europa Ocidental a partir do século VIII.
Viking - Google Images
Estes homens organizavam expedições em seus navios, os knarr, pelos mares do norte, onde os objetivos eram diversos: desde atividades comerciais importantes até pilhagem nas populações costeiras. Mas não que isso fosse exclusividade dos Vikings, já que era comum que povos tentassem atacar outros na tentativa de pilhar ou dominar. É interessante observar que o saque representava poder aos povos - normalmente, após o ato, a pilhagem era exibida como prova de valor guerreiro.

A visão de que estes povos praticavam barbáries vem, basicamente, dos escritos clericais. Os mosteiros eram os alvos preferidos deste povo, daí a apresentação dos Vikings como castigo divino. Some isto ao fato de eles serem estrangeiros, pagãos, de um mundo desconhecido, repleto de monstros (ou pelo menos, assim o pensavam).
Há, ainda, relatos de missionários dizendo que viram homens com cabeça de cães entre os homens do norte. Assim, construiu-se a imagem de povo sujo, rude, ao contrário dos cristãos, limpos e civilizados.

O mesmo aconteceu com os povos romanos e bárbaros. Onde os primeiros eram os civilizados e cristãos, e os últimos eram selvagens.
Camila

Camila

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.