Últimas
recent

Desmistificando: Deserto de Nazca

O Deserto de Nazca está localizado no Peru, ao sul da cidade de Piura, sendo um dos mais áridos do mundo. Mas calor durante o dia e frio durante a noite são características de qualquer deserto. O que muda aqui são as peculiares figuras encontradas em Nazca, tratam-se de gigantescos desenhos esculpidos nas pedras do deserto, sendo que a observação de alguns por inteiro só pode ser feita do ar. As formas desenhadas variam podendo ser vistos claramente uma aranha, um papagaio, um cachorro ou lobo, além de figuras geométricas, que com certeza impressionam qualquer observador.


Linhas de Nazca. Fonte: Google Images
A curiosidade sobre Nazca é tanta que formulou-se as mais variadas hipóteses para explicá-las. Em 1968, Erich Von Däniken criou a teoria de que os desenhos eram pistas de pousos e decolagens de naves extraterrestres, mas sua teoria nunca pode ser comprovada, chegando ele próprio a reconhecer em 2005, durante um entrevista a uma rede inglesa, que tal afirmação fora um equívoco.

Uma hipótese mais plausível sobre os geoglifos, foi sugerida pela pesquisadora alemã, Maria Reiche, segundo ela, foi observada uma ligação entre os desenhos e a astronomia do povo Nazca que viveu entre 200 a.C. à 800 d.C., sedo eles uma espécie de calendário para plantios e colheitas, pois algumas figuras coincidiam com solstícios e equinócios durante as mudanças das estações.
A teoria de que se tratavam de estradas para transporte de mercadorias e pessoas de um ponto a outro do deserto, foi descartada, pois existem linhas que não levam a lugar algum, como a forma do caracol, que termina em si mesma sem um ponto de referência.

A hipótese mais considerada atualmente é de que o local onde estão entalhados os geoglifos, era um espécie de “lugar sagrado”, com fins religiosos, utilizado para rituais, ou sua escavação era o próprio ritual, ainda não se sabe. Mas algumas figuras como a do papagaio e do macaco, foram encontradas em diferentes objetos que pertenciam ao povo Nazca, além destes animais também terem sido encontrados empalhados, o que reforça a teoria de ligação religiosa.

Vale lembrar que em nome da religião, a humanidade já fez gigantescas construções, como as Pirâmides do Egito e as famosas catedrais da Idade Média, todos demorando séculos para sua construção, o que nos permite avaliar esta tese com mais cautela.
As linhas de Nazca não são as únicas encontradas com estas características, pois no vale de Palpa e Rio Grande, também encontram-se desenhos semelhantes, como o “tridente” ou “candelabro”, que datam de aproximadamente, 3000 anos, e ainda, tal qual Nazca, não tem uma explicação científica convincente, apenas hipóteses.

Contudo, o importante é admirar o trabalho feito, devemos considerar que a quase 3 mil anos a tecnologia era bastante limitadas e o entalhamento destas figuras deve ter demorado séculos, envolvidos gerações e provavelmente milhares de homens.
Podemos afirmar sem sombra de dúvidas que independente do motivo (religioso, econômico...) era de extrema importância para o povo Nazca, do contrário, porquê o fariam?

Referência:www.brasil.skepdic.com - visitado em 24-04-2013

Dhaindra Rahier. Formada em História pela Universidade Paranaense

Camila

Camila

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.