Últimas
recent

Guerra da Líbia - 1911/1912

Em 1911, a Itália era um país jovem, visto que a unificação da nação aconteceu somente em 1871 e, em razão disso, se ressentia por ter perdido a oportunidade de conquistar colônias, como fizeram seus vizinhos franceses e ingleses, principalmente. Com população e indústria crescendo, havia a necessidade de conseguir territórios para fornecer matéria-prima e escoar a produção. Esta necessidade levou a nação à uma guerra com o Império Otomano (turco) pelo controle das províncias Cirenaica e Tripolitânia (atual Líbia), na África do Norte.

É interessante ressaltar que em 1878, na Conferência de Berlim, a França e a Inglaterra abocanharam do Império Otomano os territórios da Tunísia e do Chipre, então a Itália reclamava o seu “direito” sobre a Líbia.
A imprensa italiana manipulava a população, que pressionou o governo a enviar um ultimato ao Império. Na noite de 26/27 de setembro de 1911, durante um baile, a Itália exigiu a entrega da Cirenaica e Tripolitânia. Os Otomanos não aceitam e a Itália declara guerra dois dias depois.
Apesar de ter mais soldados, armamento e frota naval, os italianos penaram um ano e um mês de guerra, já que eram vistos como invasores nas terras otomanas. Assim, os habitantes locais se uniram contra este invasor. O território costeiro ficou nas mãos dos italianos enquanto o interior se tornou território de guerrilha, dominado pelos otomanos.
Esta guerra foi importante em um sentido específico: foi neste momento que houve os testes de armamentos de guerra. Carros blindados, metralhadoras, aviões e dirigíveis que realizaram os primeiros bombardeios aéreos da história - testes aprovados e muito utilizados na Primeira Guerra Mundial.
O Império Otomano sem ter como enviar reforços – já que a Itália ficou na costa das províncias, aceitou o fim da guerra e abriu mão da Líbia após a assinatura do Tratado de Lausane em 18 de outubro de 1912.

Tropas:
* Itália:
100 mil soldados + forte marinha
* Império Otomano
8 mil soldados regulares + 20 mil voluntários locais

Baixas:
* Itália:
3.380 mortos + 4.220 feridos + 600 desaparecidos
* Império Otomano
14 mil mortos + 5.370 feridos

Curiosidade: Houve um momento heroico nesta guerra, onde 18 soldados italianos resistem ao ataque de 500 beduínos.

Camila

Camila

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.