Últimas
recent

#Resenha histórica: Série The Tudors

Hoje vou falar de uma série que me conquistou: The Tudors.  É uma série televisiva que passou entre os anos 2007 e 2010. São 4 temporadas, cada episódio tem mais ou menos 50 minutos.  Já adianto que não sou crítica de TV/Cinema. Vou fazer uma análise histórica – que é o que posso fazer melhor.

Para você entender a história (em geral), você precisa estudá-la, observar os enlaces que são formados através da política, interesses econômicos e pessoais, afinal nada é por acaso. Então, vamos contextualizar! O reinado de Henrique VIII, na Inglaterra, foi de 1509 até sua morte em 1547 (38 anos como rei), mas a série inicia-se em 1518, indo até o fim da vida do monarca.
Durante as quatro temporadas, o telespectador consegue encarar a história de uma forma romanceada, dinamizada e atraente. Quando, na escola, você estuda a Dinastia Tudor (falo porque já ouvi isso), é “chato”, pois são muitos nomes e tantas mudanças difíceis de acompanhar. Então essa série é um prato cheio para entender o que aconteceu na Europa neste período, sem aborrecimentos.

The Tudors tem o foco (logicamente) no rei Henrique VIII, muitas vezes retratado em filmes e séries, sempre da mesma forma: um cara mal humorado e caprichoso que faz de tudo para alcançar seus objetivos. Porém, neste caso, a série acerta em cheio ao mostrar o lado humano e não somente político estereotipado do monarca (e de seus servos). As loucuras, dores, desejos, manias, paixões, ambições são expressas de maneira magnífica, com um bom time de atores. Mostra o lado bom e mau destes agentes da história medieval, sem mostrar um mocinho ou um bandido, exatamente.

Em termos históricos tem coerência, sim. Dá para assistir e entender como a história aconteceu, sim. Não dá para levar tudo ao pé da letra, claro. Mas é a mais correta que já vi até então sobre este período.
O que mais me emociona é o fato de mostrar como aconteciam as mudanças e jogos políticos e de poder. Há uma “guerra dos tronos” acontecendo a todo instante: falcatruas, religiões, casamentos...
Por exemplo... Sabia que Henrique VIII cortou relações com a Igreja Católica porque queria a separação de Catarina de Aragão para casar-se com sua paixão, Ana Bolena? Quando a Igreja não anulou o casamento, ele então mudou a religião da Inglaterra. Simples!
Parece loucura? Mas para este “simples” fato acontecer tem mais interesses nos bastidores do que se pode pensar. E The Tudors traz muitos destes fatos.
Eu AMEI esta série. Sim, eu sou suspeita – afinal, sou professora de história e amo demais tudo isso. Mas é sério, a série é muito boa!
Há o tom erótico, pois estamos falando em uma produção norte americana e a disputa por audiência precisa desse tom. Há muitas cenas de sexo, que não chegam a ser explícitas, mas não indico para crianças/adolescentes. Podemos perceber este tom sexual logo na escolha do elenco. Esqueça aquele rei gordo e ranzinza, estamos falando de:
 Henry Cavill (Superman ) e Jonathan Rhys Meyers

Natalie Dormer (que fez o chão tremer com sua interpretação!).

Claro que nem tudo é perfeito, afinal estamos falando em uma adaptação de um período para uma série televisiva, e precisa ser atraente para quem irá assistir. Por exemplo:
* Os fatos são apresentados em uma sequencia rápida, dando a entende que foi assim que ocorreu. Não é real. Alguns ocorridos aconteceram com espaços de tempo de até três anos, e na série parecem ser simultâneos.
* Algumas falhas de contextualização ocorrem também, como animais e plantas que ainda não eram conhecidos naquela região da Inglaterra, típicos das Américas, por exemplo. Ou ainda, junção de pessoas reais a fim de resultar em um personagem apenas.
* Além disso, alguns meios foram forçados para que chegassem ao final desejado pelos produtores, como indicações de bissexualidade (retornando ao tom erótico à série), bem como confissões e suicídios que nunca aconteceram, ou traições nunca comprovadas.

As falhas acontecem em uma tentativa de dar sequencia e não estender-se demais até chegar aos fatos em si, então podemos perdoar, afinal não posso pretender que uma série de entretenimento seja exatamente fiel à história (seria um sonho de uma simples historiadora, mas precisamos ser realistas).

Logo, é assim que podemos ver a série The Tudors. Longe de ser uma “contação” da história, é uma narrativa envolvente, que te prende e te faz entender por que alguns fatos aconteceram.

Livros para entender melhor este período histórico:


Camila

Camila

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.