Últimas
recent

#Opinião: História e política...

Quem me conhece sabe que tenho minhas opiniões formadas a partir de fontes que leio, não em achismos. Também sabe que gosto de debater vários assuntos, mas sem brigar...

Pois então... Hoje quero falar de algo que me assombra diariamente: o momento político em que estamos.

Me assombra não porque estamos vivendo um momento conturbado no âmbito político nacional. O que me assusta é estarmos (re)vivendo um momento que deveria ter ficado para trás.

Vemos uma matéria que aponta que não pode haver repressão às manifestações sociais (de 08/08/16) aqui:   http://agenciabrasil.ebc.com.br/rio-2016/noticia/2016-08/decisao-de-juiz-federal-proibe-repressao-manifestacoes-politicas-na-rio


Eis que pergunto a quem tira um tempo para ler este pequeno desabafo:
O Brasil retrocedeu tanto assim? Deveríamos viver em uma eterna guerra contra as forças militares?

Durante a ditadura militar o Brasil (sobre)viveu com medo até de pensar fora do ordenado pelos senhores governantes. Foram terríveis 21 anos para a população. Foram terríveis 21 anos para a educação. Foram terríveis 21 anos, onde os artistas tinham que se esconder atrás de pseudônimos ou em outros países, exilados. Críticas aos governos não seriam perdoadas. Foram terríveis 21 anos.

Não dá para encarar quem 'acha' que este período foi de sucesso, porque não foi. O que desespera é ver a história fazendo círculos e voltando à estaca zero. É ver uma guerra santa no período medieval e outra agora. É ver um período de repressão no país voltando com força.

Aqui está a foto de Déborah, uma estudante de 19 anos que, sentindo-se não representada pelo governo decidiu protestar (como outros fizeram em outros anos, principalmente no governo anterior, sem sofrer retaliações, diga-se de passagem). Déborah perdeu um olho pela repressão policial.
Foto: Mel Coelho/Mamana Foto Coletivo
Serão quantas Déborahs a se machucar por expressar suas opiniões? Que democracia é esta, onde o voto democrático não é respeitado? Onde as vozes de protesto não são ouvidas, muito menos respeitadas. No governo anterior podia bater panela e sair às ruas, e agora não pode mais? Nossa Constituição garante a liberdade de expressão, mas não pode ficar somente no papel.

Não queremos viver neste período novamente. Começam a reprimir as manifestações... E depois, o que nos aguarda?

Sinto muito pelo que está passando, Déborah. Paz e empatia!
Camila

Camila

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.